Jonatham Harris - Biografia06/11/2016

O ator americano Jonathan Harris nasceu em 6 de novembro de 1914 e veio a falecer em 3 de novembro de 2002.

Harris é conhecido pelos entusiastas da Série Original como o ator que forneceu a voz ao personagem  Lúcifer, o Cylon da série IL. No entanto, o seu papel mais conhecido é sem dúvida do Dr. Zachary Smith na série Lost in Space.

Nascido no Bronx, Nova York, filho de emigrantes judeus da Rússia, Harris trabalhou pela primeira vez em uma farmácia e, mais tarde, obteve o grau de farmacologista na Fordham University. Mudando de carreira para seguir atuando, mudou seu nome e aprendeu a falar sem o forte sotaque do Bronx. Em 1938, ele se casou com Gertrude Bergman.

Harris apareceu pela primeira vez na Broadway com Heart of a City em 1942, e passou a executar mais de 100 peças. Sua primeira aparição na televisão foi em 1948, em um transmissão ao vivo, mas somente em 1953 que e ele passou a fazer sua estréia no cinema em Botany Bay.

Voltou à TV, aparecendo em um de seus papéis mais reconhecíveis em The Third Man como o servo de Harry Lime.

Em 1965, ele apareceu pela primeira vez em Lost in Space no papel de Dr. Zachary Smith. Embora Smith foi originalmente criado como um personagem de um episódio, após uma aparição estelar introdutória, ele foi feito um membro recorrente do elenco. O relacionamento de Smith com o robô do programa é particularmente memorável.

Harris repreendeu seu papel como Dr. Smith no especial de TV de uma hora Lost in Space Forever em 1998. No entanto, ao contrário de seus colegas da série original, ele se recusou a fazer uma aparição na versão cinematográfica de Lost in Space que foi Lançado naquele mesmo ano.

Embora ocasionalmente chamado para episódios em que ele atuava como vilão (geralmente do tipo Dr. Smith) Harris passou a maior parte do resto de sua carreira como um ator de voz, aparecendo em comerciais de TV, bem como televisão animada e recursos.

Harris faleceu em 3 de novembro de 2002, aos 87 anos, em Encino, Califórnia. Ele é sobrevivido por sua esposa, Gertrude, e seu filho, Richard.

 

Sobre o personagem

Os Cylons da série IL normalmente assumem os deveres de manter os aspectos que não são militares do Império Cylon, áreas de comando (The Young Lords) e basestars em missões importantes para o Império (Lost Planet of the Gods, Parte II, et al. ) Ao contrário do Cylon Centurion, eles têm dois olhos, semelhantes em proporção aos olhos dos seres humanos, bem como uma voz menos robótica monótona, mas harmoniosamente masculina. Eles também de certa forma, expressam emoção, como ciúme, desejo de poder e até mesmo riso; Reações a situações terríveis também suscitam respostas, como "Oh, não" (The Young Lords) e "Uh, oh" (The Living Legend, Part II).

Galeria