Battlestar Galactica: Blood & Chrome
A trama de Blood & Chrome é ambientada durante o décimo ano da primeira guerra com os cilônios - ou seja, no período entre as séries Caprica e Battlestar Galactica.

Nesse prelúdio, enquanto a batalha entre os humanos e a sua rebelde criação se espalha pelas 12 colônias, um piloto de 20 e poucos anos, recém saído da Academia, começa a aparecer: William Adama.

Criada por Michael Taylor, a história é situada, cerca de 40 anos antes da trama desenvolvida em Battlestar Galactica. O cadete William Adama (Luke Pasqualino, de Skins), recém formado na Academia, é designado para servir a bordo da mais nova nave de combate da frota: a Galactica. Cabeça quente e sem noção dos riscos, ele se vê responsável por uma missão super secreta que poderá mudar o rumo da guerra.

Seu oficial superior é Coker (Ben Cotton, de Hellcats), com quem inicialmente não se dá lá muito bem. Mas, ao longo de suas missões, os dois acabam formando uma importante parceria. Ao lado de Adama está a Dra. Beka Kelly (Lili Bordan), uma cientista que trabalha para a Graystone Industries, empresa que criou os cilônios (visto na série Caprica).