Battlestar Galactica 1980
Embora tenha feito muito sucesso, o seriado custava caro e foi cancelado logo no fim da primeira temporada, em 1979. Apos o lançamento de dois filmes de Galactica (que fizeram bastante sucesso), os produtores tentaram revitalizá-lo com um novo seriado, chamada Galactica 1980, que foi ao ar exatamente no início de 1980.

No principio, Galactica 1980 seria um tele-filme, de 2 horas, que contaria a história do que aconteceu com a galactica quando eles encontraram o planeta Terra, e viram que através desse filme, poderiam fazer um seriado, e o roteiro do filme, acabou se tornando o roteiro dos 3 primeiros episódios da série.

Após inúmeras aventuras e decorridos muitos anos no espaço, a Galactica localiza a Terra, eles teriam chegado na terra no ano de 1980, descobrindo que nossa civilização se encontra muito atrasada. Na Terra, a força dos coloniais é multiplicada diversas vezes por conta da baixa gravidade do planeta, em comparação com seus planetas de origem.

Sua inteligência, comparada à inteligência dos terráqueos, é soberba e os alienígenas-irmãos tentam propiciar à Terra um imenso salto tecnológico. Adama, entretanto, não se atreve a informar a Terra sobre a ameaça cilônia, já que percebe que os governantes terrestres são sujeitos mesquinhos e apegados ao pouco poder que detêm.

Auxiliado pelo genial cientista Dr. Zee (um jovem de 14 anos, que no final da série, descobrimos que ele é filho do personagem "Starbuck", da série anterior), o Comandante Adama defende a Terra, contra a nova geração de cilônios que o seguiu e descobriu o último reduto da Humanidade. Galactica 1980, para desgosto dos fãs, não traz mais diversas figuras da saga de 1978, como Apollo, Cassiopéia, Athena, Starbuck, Coronel Tigh e o próprio Baltar.

Os únicos personagens que se mantiveram nessa nova versão, foram o comandante Adama, o Tenente Boomer (agora coronel Boomer) e Boxey, no entanto o ator que o interpretava não é o mesmo, ja que Boxey era um garoto de 13 anos na primeira série, de 1978, e Galactica 1980 se passa muitos anos depois, agora ele (obviamente) já é adulto, e é interpretado por outro ator, e em Galactica 1980, ele não é chamado de Boxey, seu nome agora é Troy (que o seriado dá a entender que seria o seu nome de guerra, já que Boxey agora é um guerreiro).

Muitas pessoas confundem, até hoje esta série, como sendo a segunda temporada do seriado de 1978 - o que nunca existiu - inclusive, quando Galactica 1980 foi lançado pela primeira vez em DVD, estava escrito em seu box a seguinte frase: " A Segunda Temporada, da Série Original, de Battlestar Galactica ".

Um fato interesante sobre a série, é que na abertura, sendo o nome da Série Galactica 1980, é claro, deveria aparecer na abertura o titulo, Galactica 1980, no entanto, a partir do episódio 3, começou a aparecer o Titulo Battlestar Galactica. Na realidade, o novo seriado foi um completo fracasso, tendo sido cancelado após o seu décimo episódio (que foi justamente o melhor episódio da série, por que teve a primeira, e única, aparição do personagem Starbuck.